Sites, navegadores e Web Standards

No Twitter, @paloka said: Por que ainda existem sites incompatíveis com o FF ou por que o FF ainda não consertou isso?

Quem nunca passou por uma situação parecida que atire a primeira pedra! Tentar acessar um site no FireFox, ver que ele não está funcionando corretamente e ter que abrir o mesmo endereço no Internet Explorer para conseguir a informação desejada!

People, temos MUITOS navegadores/browsers disponíveis na internet! Temos INFINITOS sites disponíveis na internet!!!!!!

O que acontece é o seguinte, um Portal é um sistema! Ao acessar qualquer site, seu computador recebe um código que é interpretado pelo seu navegador (Internet Explorer, Mozilla Firefox, Google Chrome, Opera, Safari, entre outros). O navegador lê esse código e transforma em tudo que você vê, cores, caixas, quebras, imagens, links, etc.

Faça vc mesmo: Clique com o botão direito neste texto e selecione “Exibir Código-Fonte”, “Código-Fonte”, “View Source Code”, ou algo do gênero (depende do seu navegador, idioma…)

Um pouco de história: A Web foi proposta em 1989 e a partir daí começaram lentamente a surgir as primeiras especificações HTTP, HTML, que definiam uma linguagem comum entre as pessoas que criam sites e os navegadores que exibem os sites. Por exemplo, definiram que para exibir um texto em negrito (na época) usariam o código <b> texto </b>. Assim, os desenvolvedores colocavam <b> quando queriam negrito e os navegadores exibiam o texto em negrito para o usuário quando recebiam código com essa tag.

O negócio foi se popularizando, mais sites foram surgindo, mais navegadores foram criados. Surgiu o W3C (World Wide Web Consortium), entidade acadêmica criada no MIT, visando “desenvolver protocolos e diretrizes para garantir o crescimento a longo prazo da Web”.

Os acadêmicos tem uma lentidão seu tempo natural para o desenvolvimento de seus estudos e publicação de suas conclusões fundamentadas. O mercado, por sua vez, tem pressa! As empresas tem sede de $$$$ e, muitas delas, não estão dispostas a esperar o tempo da Academia!

Netscape Navigator e Microsoft Internet Explorer, as 2 primeiras gigantes do mercado de navegadores, devem ter começado a definir seus próprios idiomas de código-fonte para, rapidamente, gerar novos layouts, novas funcionalidades, cores, design, etc… Uma fazia, a outra não podia ficar pra trás e cada uma começou a definir seus próprios padrões. Os desenvolvedores de site viam que um navegador tinha criado uma funcionalidade diferente e começavam a usar… Outros desenvolvedores começavam a copiar. Aí se popularizou o desenvolvimento orientado a navegador, rsrs! Você criava um site completamente funcional pro Internet Explorer, colocava uma mensagem dizendo que “Este site é melhor visualizado no Internet Explorer, em 640 x 480” e Voilà!

Em meados de 2002, isso significava que seu site seria visto corretamente por quase 95% dos usuários da Internet! Até fazia sentido! O Tio Bill Gates era forte e ainda é. Estima-se que 65% dos usuários navegam com IE em 2009.

A diferença é que a W3C cresceu, os estudos evoluíram, as publicações saíram, os usuários aumentaram e hoje, as especificações estão muito mais maduras do que a 5, 10 anos atrás. O problema é que algumas empresas insistem em não responder às mudanças e continuam mantendo seus sites na pré-história.

Aí você me diz: Mas tem tantos sites legais e modernos aí!

É, tem! Mas vc já tentou acessar esse site pelo Firefox, pelo Chrome, pelo Iphone, pelo Symbian, pelo Opera, pelo BlackBerry ?

Aí você me diz: Mas, mesmo funcionando só no IE, continuo atendendo a grande maioria dos usuários.

Em que mundo você vive? Estamos em 2009, era do conhecimento, era da velocidade, da LIBERDADE, da quantidade! Esses 35% representam 558 milhões de usuários no mundo. Você assina em baixo que essa fatia de mercado não te interessa? Olha os gráficos e analisa qual a tendência futura!

Enfim, trabalhei em uma Consultoria de TI e acompanhei de perto alguns projetos de desenvolvimento Web para grandes clientes no Brasil…

Pessoal, parem de jogar dinheiro no ralo! TI é caro, mas pode ser um dinheiro gasto com mais inteligência!

Área usuária das grandes empresas do Brasil, exijam que seus fornecedores de TI desenvolvam sites que funcionem na maioria dos navegadores. Mas, por favor, não listem que vocês querem que funcione no IE 6.0, no Firefox 3.0 e no Chrome. Diga que você quer que siga os Web Standards, que você quer que as páginas geradas pelo seu portal sejam W3C-Compliant.

Quer ver como é simples? Acesse http://validator.w3.org e insira a url que você deseja validar! 52 erros e 10 warnings??? Cada ponto desse pode ser uma dor de cabeça para os visitantes do seu portal, isso só na página inicial. E o melhor, para cada ponto ele te diz onde está o problema e como corrigir! Quer mais o quê ??

Consultorias de TI, ajudem seus clientes! Ofereçam desenvolvimento com padrões aos seus clientes. Façam propostas! Vendam isso! Gerem valor com isso! Meçam… Por favor, não digam que vocês terão que duplicar o esforço de testes caso o cliente peça que o portal funcione em outro navegador.  Se preocupem em desenvolver usando os padrões e testem apenas 1 vez. Será o suficiente! Arranquem dos códigos as tags que só funcionam em determinado navegador. Arranquem também as várias outras tags e lógicas que você precisou implementar só para fazer seu site funcionar no navegador A, B e C… Criem uma ferramenta automatizada de validação no W3C. Gerem e entreguem relatórios disso ao seu cliente!

Cuidado com gerenciadores de conteúdo (CMS), analisem técnicamente como ele funciona. Algumas empresas estão pagando alguns milhões de licença em CMS que é simplesmente um atestado de “SÓ FUNCIONO NO IE”. Em pleno século XXI.

E o mais importante, façam 558 milhões de usuários felizes!!

Abraços,

Bruno Torquato

PS: Hoje, 10 de julho de 2009, está página está W3C-Compliant, rsrs! Obrigado, WordPress!

W3C Compliant

Anúncios

Sobre Bruno

Lean Startup enthusiast, Bootstrapper, Rails developer... Ver todos os artigos de Bruno

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: