Você já conhece o FormSpring.me?

É uma nova ferramenta web que possibilita que pessoas do mundo inteiro possam te fazer perguntas, anônimas ou não. Você responde as perguntas que quiser e suas respostas ficam disponíveis pro mundo inteiro também!

Esta semana a ferramenta fez sucesso e foi bastante divulgada no twitter. A Smeagol Corporations (huahauhau) foi muito bem recebida pelo Ade Olonoh, fundador do FormSpring, para tentar entender se os brasileiros já estão fazendo barulho por lá… Veja o que rolou:

Bruno Torquato: Olá Ade, saudações brasileiras!! Esta semana no Brasil muitas pessoas começaram a falar sobre o FormSpring.me, criaram novas contas e o serviço foi bastante divulgado na internet, inclusive por fortes formadores de opinião como o Marcelo Tas. Como este movimento foi sentido por você e sua equipe? Foi registrado um aumento significante no tráfego devido a isso ou é apenas reflexo do crescimento do serviço no mundo todo?

Ade Olonoh: Nós acompanhamos o crescimento e estamos olhando de perto desde o lançamento. Como você pode notar o que tem sido dito nos blogs, Twitter, etc., a utilização do serviço tem aumentado de forma surpreendente  a cada dia, desde que lançamos. Com certeza, podemos afirmar que tivemos no Brasil um crescimento incrível da noite para o dia. Atrás dos Estados Unidos, o Brasil já é o segundo maior país em tráfego de informação na ferramenta.

BT: A cultura de nosso país tende a absorver rapidamente novos serviços web, principalmente em redes sociais, como já ocorreu com o Orkut, Facebook e Twitter. Como você acha que o FormSpring.me poderá conquistar seu espaço por aqui e, mais importante, se manter firme e não morrer com o tempo?

AO: Nós acreditamos que a ferramenta terá uma longa vida útil. O serviço acabou de ser lançado (25 de Novembro) e nós temos visto um crescimento interessante, como falado acima. Com o tempo e com o crescimento, a utilização do FormSpring.me irá evoluir tal como outros fenômenos e redes sociais. Embora nós não possamos falar especificamente do mercado brasileiro, pois acabamos de assistir ao nascimento, sentimos que os usuários em geral irão ajudar na evolução do serviço com o tempo e, dependendo da utilização, transformá-lo num sucesso ou não.

BT: Você poderia nos dar alguns dados atualizados sobre os usuários do FormSpring.me no Brasil e no mundo? Quantas perguntas e respostas já foram feitas em português na ferramenta?

AO: Não estamos divulgando os números neste momento, mas podemos dizer que o Brasil já está logo atrás dos Estados Unidos!!

BT: Você sabe o que esse tanto de brasileiro tem perguntado no FormSpring.me? Conta pra nós, já traduziu algumas mensagens pra matar a curiosidade?? E como é essa diferença na utilização do serviço ao redor do mundo? Os assuntos perguntados variam muito?

AO: Nós já vimos sim algumas perguntas e respostas, mas elas têm chegado rápido demais e não dá tempo de acompanhar de perto :-). Apesar de não ser fácil acompanhar todas as mensagens, em geral as perguntas tendem a ser similares em vários países!!

Marcelo Tas, respondendo uma fã

BT: Recentemente o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, visitou nosso país para conhecer nossas pessoas, nossa cultura e entender como o serviço dele poderia ser mais atrativo aos nossos usuários. Você tem planos para visitar nosso país e sentir de perto o calor humano da nossa gente, talvez ajudando a pensar em novas formas de incrementar a ferramenta ou estender os negócios de sua empresa por aqui?

AO: Embora uma viagem para o Brasil pareça uma ideia muito interessante, infelizmente nesse momento eu não tenho planos específicos e imediatos para fazer uma visita. Talvez mais para frente!

BT: Sua empresa já oferece serviços pagos pelo www.FormSpring.com. Como vocês pretendem fazer dinheiro com o FormSpring.me?

AO: Neste momento nosso foco não é ganhar dinheiro com o serviço. Queremos aumentar a utilização e tornar a ferramenta ainda mais divertida e interessante. Temos a sorte de já ter um negócio rentável com o FormSpring.com, o que nos dá espaço para continuar trabalhando no crescimento do FormSpring.me sem precisar de receitas adicionais.

É isso aí povo… Ade Olonoh, fundador do FormSpring, dando o ar de sua graça por aqui, demonstrando suas intenções e já sentindo a força do Brasil!! Valeu!!!

Um grande abraço…

Bruno

Perguntas para mim podem ser feitas em: http://www.formspring.me/brunont

Perguntas pro Ade em: http://www.formspring.me/Ade

Perguntas pro Tas em: http://www.formspring.me/marcelotas

Pode copiar à vontade aí… Se quiser mencionar a fonte, obrigado! ;-)
Agradecimentos especiais ao Marcelo Tas, que leu a entrevista previamente e desejou boa sorte na publicação! Valeu!!
Anúncios

Sobre Bruno

Lean Startup enthusiast, Bootstrapper, Rails developer... Ver todos os artigos de Bruno

11 respostas para “Você já conhece o FormSpring.me?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: